sexta-feira, 12 de novembro de 2010

“Ler é sonhar pela mão de outrem.”
"Livro do Desassossego"
Fernando Pessoa    

Olá!
Este blog,  "@sdeLivros" (arrobas de livros), pretende levar-te a sonhar, pela mão de outrem!
Assim, o que tencionamos é que partilhes, com todos, os livros que leste, o que sentiste ao lê-los, o que aprendeste, com que é que te surpreendeste e o que te leva a querer partilhar essa leitura.
Deste modo irás, também tu, crescer por dentro, fazer sonhar. Conduzirás a nossa imaginação por mundos desconhecidos sem sairmos de casa, irás despertar a emoção e a imaginação, pintarás telas coloridas de paisagens nunca vistas, irás fazer pensar, levar a perguntar, a ter opinião. Irás dar e receber, surpreender!
Atreve-te!

19 comentários:

  1. Perante o desafio lançado ocorre-me o livro de Philippe Claudel, "A neta do senhor Linh", que ando a partilhar com os amantes da literatura. Neste livro sente-se o peso de uma qualquer guerra, num qq país, pouco importa para o caso. O que torna o livro mágico são as relações humanas, intensas e surpreendentes, que se vão mostrando ao longo da narrativa. LEIAM!!!

    ResponderEliminar
  2. "Caminhara durante dias. Abandonara a aldeia reduzida a cinzas. Dirigiu-se para o mar, com San diû ao colo, e quando lá chegou, apercebeu-se de que a maior parte dos camponeses das outras aldeias, os que haviam sobrevivido, se tinham feito à estrada como ele e se encontravam ali, atordoados, de mãos vazias, levando como única bagagem a roupa que vestiam, ou quase. O Senhor Linh sentia-se muito mais rico que a maior parte dos outros. Tinha com ele a neta, sangue do seu sangue. E também a pequena mala, contendo alguns haveres, a fotografia antiga, o saco de lona com um pouco de terra, terra da aldeia, negra e lodosa, que ele lavrara a vida inteira, e antes dele o seu pai, e antes do seu pai o avô, uma terra que os alimentara e os acolhera depois da morte." Philippe Claudel, "A neta do senhor Linh"

    ResponderEliminar
  3. Boa noite.
    É tarde, mas valeu a pena inscrever-me neste blog e assim tornar-me numa blogger.
    Parabéns!
    Apenas para aguçar o apetite:
    " Se A significa sucesso, então a fórmula do sucesso é: A=X+Y+Z, sendo que X representa o esforço, Y o lazer e Z o saber ficar calado."
    Quem escreveu esta máxima?
    Amanhã...veremos...foi um génio...
    Procurem! Leiam! Divirtam-se!

    ResponderEliminar
  4. Mais para os jovens, que gostem de ler livros gordos e com mais de 300 páginas, dois livros que eu aconselho são "Avatar - Destino do Universo" e "Necromancia - Destino do Universo" da colecção Quasar de Frederico Duarte da editora Metaphora.

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Eu ja li um livro, que me pareceu muito interessante, que foi o "Astérix e Obélix-missão Cleópatra" :D
    Leiam!!!

    ResponderEliminar
  6. Á livros bastante interessantes mas o que eu recomendo de alma e coração é a "A Lua de Joana"

    ResponderEliminar
  7. Não sei se por inércia ou falta de interesse...ninguém me repondeu!Mas não faz mal. Eu não desisto e mais logo enviar-vos-ei outro enigma.

    O autor da máxima atrás escrita foi Albert Einstein.

    Recomenda-se a leitura da obra de António Torrado " E vão cinco". Este escritor vem visitar-nos em Dezembro e seria importante conhecermos um pouco a sua obra. Esta leitura, apesar de recomendada para alunos do 2º ciclo, poderá ser lida por qualquer pessoa de qualquer idade...é intemporal...basta gostar de ler.

    ResponderEliminar
  8. Olá!

    Recomendo vivamente a todos, adultos e mais novos, o excelente livro de Jorge Amado "O gato Malhado e a andorinha Sinhá - uma história de amor". Através de uma escrita muito imaginativa e das belas ilustrações de Caribé, o autor fala-nos do amor e dos preconceitos. Uma fábula a não perder!
    João Paulo Matos

    ResponderEliminar
  9. olá!
    Li por estes dias um livro de poesia de José Luís Peixoto e recomendo-o vivamente. A forma, tão bela, como fala de assuntos que a todos nos dizem tanto, prende pela sua simplicidade. Afinal, descobrimos, é possível escrever sobre temas e com palavras de todos os dias e mesmo assim ser soberbamente belo. José Luís Peixoto volta a lembrar-me a beleza do que é simples, em Eugénio de Andrade.
    João Paulo Matos

    ResponderEliminar
  10. Olá eu sou a Dania do 6ºb e estou a ler o livro de uma aventura na amazónia as autoras são Maria Magalhães e Isabel Alçada e acho que o livro tem muita aventura e mistério. Aconselho-vos a ler
    :-)

    ResponderEliminar
  11. Olá eu sou o Tomás do 6ºB e estou a ler um livro da colecção Cultura Horrível e o título é "Os Apanhados dos Bites" é um pouco banda desenhada, um pouco poesia e um pouco prosa.
    É bastante engraçado (de partir o coco a rir).
    Se o virem a ser vendido comprem-no ou dêem uma vista de olhos mas cuidado perguntem ao bibliotecário se o podem ler ou vai haver problemas!
    Adeus!! :-)

    ResponderEliminar
  12. olá,o meu nome e Leonardo e sou do 6ºB. o livro que estou a ler é "Historia com um grilo dentro",
    escrito por António Torrado. Este livro tem várias historias, mas a que deu o nome ao livro é a primeira,que é sobre um grilo.Se querem saber a historia leiam o livro!!!! :)

    ResponderEliminar
  13. Ei porque é que ninguém escreve nada?
    prof. Lisete Faça alguma pergunta fixe!!!
    :-)
    :)

    ResponderEliminar
  14. Lisette
    Desculpem o meu silêncio...imperdoável!
    Comentem esta frase, discutam-na com a vossa família e depois trocamos opiniões sobre ela:
    "Nunca se conseguirá ser sábio se primeiro não se foi traquinas".
    Parabéns quanto às vossas leituras, estou de facto muito vaidosa...continuem...
    Para não perderem o gosto e a "embalagem" recomendo a leitura de uma banda desenhada, muito famosa e divertida...Astérix e Obélix.
    Não se riam...está muito bem escrita...é fantástica...

    ResponderEliminar
  15. Olá o clube de cinema e video está a gostar bastante deste blog
    Bjs: Clube de cinema e vídeo

    ResponderEliminar
  16. Lisettecostalima
    Boa noite!
    Obrigada Clube de Cinema e Vídeo!
    Concordo com V.Exª, este blog está a ficar bastante interessante...
    Já agora, desafio qualquer um a escrever uma pequena frase, comentando a máxima de Jean-Jacques Rousseau que escrevi anterormente.Vá lá, alunos de Montenegro sejam corajosos...atrevam-se...

    Conhecem o escritor José Jorge Letria? Não? Pois bem...recomendo a leitura de um conto seu intitulado " O homem que tinha uma árvore na cabeça". Este autor português foi premiado com prémios sobre literatura , especialmente, a que dirige ao público mais jovem.

    Fico à espera de reacções...
    Até breve!

    ResponderEliminar
  17. Fernando Pinto do Amaral escreveu sobre Sophia de Mello Breyner:"Quase meio século depois, dar a ler as suas histórias aos nossos filhos (alunos) constituirá certamente o melhor antídoto contra alguma boçalidade do tempo em que vivemos, mas sobretudo contra a poluição de um mundo onde por vezes parece que tudo se compre e tudo se vende.Tal como a dos grandes clássicos, a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen diz-nos que não é assim, que nem tudo obedece à lei do mais forte ou às leis do mercado, lembrando-nos que sempre houve e continuará a haver valores éticos e estéticos capazes de resitir à sucessão das modas e à voragem do tempo."
    Não posso deixar de assinalar duas obras que a autora dedicou ao universo do NATAL, com todo o significado que esta época tem para as crianças, mas também para os pais. Assim, recomendo a leitura de "A Noite de Natal" e "Os três Reis do Oriente".
    Até breve!

    ResponderEliminar