quinta-feira, 5 de janeiro de 2012


Etc.- publicação da escola secundária tomás cabreira

É já tão raro ler uma publicação escolar que nos surpreenda pela qualidade colocada na escolha dos temas e pela abordagem feita a estes, que considero estarmos perante uma agradável surpresa.
Com um grafismo muito apelativo e cativante, o leitor é seduzido a descobrir a revista, desejo renovado a cada página pelas ilustrações que prendem, facilmente descodificadas por  legendas curtas e simples e informativas.
Tratando-se de uma publicação dedicada às artes plásticas e ao design, com os alunos e professores como público-alvo, destaco o cuidado pela utilização de uma linguagem muito acessível e a escolha de temáticas bem atuais, aliciantes para alunos e professores, tratadas de um modo claro, informativo e esclarecedor.
Destaco, por fim, o tom irreverente e bem humorado, patente na redação dos textos, na escolha e desenho das ilustrações, emprestando um ar jovial e descontraído a uma revista nada kitsch nem ligeira.
A continuar, será sem dúvida uma revista de culto!
Etc. não é só o seu nome, é, tal como quer dizer a abreviatura latina “e o resto”, “e outras coisas mais”, que ficam por dizer desta publicação a coleccionar.
João Paulo Matos