quarta-feira, 29 de maio de 2019

Concurso Nacional de Leitura - Fase Nacional

 A aluna do 8.º D, Lia Silva alcançou uma menção honrosa no 13.º Concurso Nacional de Leitura que se realizou em Braga no dia 25 de maio.

Como representante do Algarve, na categoria de 3.º Ciclo, a Lia foi selecionada através de uma prova de escrita que a colocou nos cinco primeiros lugares a nível nacional.

Passado este escrutínio, a aluna teve que realizar uma prova de palco que consistiu na apresentação de um livro da sua seleção. O livro escolhido foi a "História trágica com final feliz" da escritora Regina Pessoa.

Inicialmente, revelou algum nervosismo, mas passado o primeiro minuto, a Lia fez uma leitura bastante expressiva e segura para o público e júri. A prova de palco também consistiu numa argumentação da escolha da obra, esta segunda parte revelou uma Lia mais confiante em que personalizou a leitura do livro com dois testemunhos de vida, recolhendo a emoção de todos os presentes.


No final, colheu os aplausos do público e algumas palavras da apresentadora da RTP Maria João Gama, dando-lhe força para uma participação no próximo ano.

Apesar de não ter ficado nos três primeiros lugares, a aluna do Agrupamento de Escolas de Montenegro foi a única representante do distrito que subiu ao palco como uma das cinco finalistas, facto que merece os nossos parabéns.

A participação da Lia poderá ser vista no vídeo abaixo.