quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Homenagem do Agrupamento de Escolas de Montenegro



11 de novembro
Comemoração dos 100 anos do Dia do Armistício

Há 100 anos terminou o primeiro grande flagelo bélico que o mundo conheceu, a Primeira Guerra Mundial.
No dia 11 de novembro de 1918 por volta das onze horas, os sinos voltaram a tocar e foi assinado o Armistício num vagão de um comboio na floresta de Compiègne,  entre os Aliados e o Império Alemão, colocando-se oficialmente um ponto final na Primeira Guerra Mundial, iniciada quatro anos antes.
A primeira guerra mundial terminou com cerca de 20 milhões de mortos e inválidos, uma Europa destruída em oposição aos Estados Unidos em crescente hegemonia mundial.
Portugal entrou oficialmente no conflito em 1916, indo para a frente de combate em 1917, onde sofreu inúmeras baixas na batalha de La Lys, em apenas três dias morreram sete mil portugueses a defender a sua posição nas trincheiras.
Como homenagem aos soldados portugueses que participaram e pereceram na Primeira Guerra Mundial, os alunos e comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Montenegro assinalaram esta efemeridade com o hastear da bandeira acompanhado de um minuto de silêncio, cantaram o hino nacional e finalizaram esta homenagem com uma grande salva de palmas aos nossos heróis.
A representante do grupo de História, a professora Ana Paula St. Aubyn e o Coordenador do núcleo de projectos Victor Silva fizeram uma curta exposição da simbologia do ato, recolhendo de todos os alunos a emoção do conhecimento e o orgulho de cantar o hino nacional e assistir ao desfraldar da bandeira.