segunda-feira, 20 de abril de 2020

Estamos a dar início à última etapa deste ano letivo




A importância de sobrevivermos a esta pandemia obriga-nos ao distanciamento social e a novas formas de estudar e aprender. Os habituais contextos de estudo/trabalho viram-se alterados.
É bom estar no conforto da nossa casa, com a nossa família, e com todo um conjunto de diversões e distrações à disposição.
Mas, no meio de tudo isto, onde fica a nossa disposição para estudar?

Aqui vão algumas dicas para ajudar nesta fase: 



A escolha do local de estudo
Estudar exige concentração!
Sempre que possível devemos optar por um lugar tranquilo, agradável e com privacidade.
Para a escolha do local, devemos em atenção os seguintes aspetos:

1. Privilegiar espaços com acesso a uma janela e a luz natural.
2. Mesa ou secretária, com todo o material necessário ao estudo (e.g., computador, livros, calculadora, material de escrita).
3. Cadeira confortável, proporcional à estatura e à mesa de trabalho.
4. Se ficar no quarto, resistir à utilização da cama. Ao estudar deitado/a na cama está a enviar mensagens contraditórias ao cérebro.
5. Evitar interrupções.  Por exemplo:  colocar um aviso na porta a indicar que está em aulas/ a estudar. “Estarei a estudar das 10h às 12h. Por favor, não interromper”.

A sessão de estudo
Durante este período que estamos em casa podem acontecer duas coisas: ou achamos que temos “todo o tempo do mundo” e desleixamos o estudo; ou, achamos que é agora que vamos ser “superprodutivos” e desatamos a estudar.
O ideal é não cairmos em nenhum dos extremos. 
Por isso, planificarmos bem as nossas sessões de estudo é fundamental. 

1. Trabalhar a motivação: ter bem claro quais são as principais motivações/ razões para estudar. A motivação para o estudo é um dos aspetos mais importantes para a aprendizagem e, consequentemente, para o sucesso académico. 
2. Estabelecer um horário: procurar manter um horário de estudo próximo ao das aulas presenciais. O recomendado é estudar, aproximadamente, 3 a 4h por dia, 5 a 6 dias por semana. 
3.  Alternar as disciplinas: dividir o tempo de estudo entre as várias disciplinas/matérias. Começar pelas mais fáceis, prosseguir com as mais difíceis, e terminar novamente com as mais fáceis e que dão mais prazer.
4. Fazer pausas: Apesar de ter de estudar 3 a 4h por dia, não é recomendável fazê-lo de seguida. Cada momento de estudo deve ter a duração máxima de 45 minutos seguido de uma pequena pausa de alguns minutos.
5. Usar diferentes métodos de estudo que irão ajudar na compreensão e memorização dos conteúdos: 
      a. Tirar notas: quer durante as aulas online, quer durante a leitura da bibliografia recomendada;
      b. Sublinhar os apontamentos: usar cores para sublinhar palavras ou ideias-chave nos artigos ou capítulos de livros recomendados para o estudo;
      c. Fazer esquemas, mapas concetuais e resumos dos materiais de estudo recomendados;                                                                                                           
      d. Resolver exercícios ou tarefas recomendadas pelos professores;
      e. Pesquisar informações adicionais que complementem os seus conhecimentos;
6.  Estudar sem distrações: estudar sem telemóvel, televisão ou outras distrações ajuda na concentração e apreensão dos conhecimentos.
7.  Esclarecer dúvidas em relação à matéria estudada / trabalhada com o/a docente através do moodle ou do e-mail.

Estilo de vida saudável
É extremamente importante, nas atuais circunstâncias, cuidarmos de nós, quer em termos físicos, quer em termos da nossa saúde mental.  O estudo será favorecido se mantivermos hábitos de vida saudáveis. Assim, é necessário ter em atenção:

1. Alimentação: Escolher comida variada e saudável. Nunca estudar de estômago vazio, pois os níveis de atenção e concentração não estarão no seu máximo. 
2. Exercício físico: Qualquer que seja a preferência em termos de modalidade, o importante é não estar parado e reservar uma parte do  dia para praticar exercício físico.
3.  Sono/ Descanso: é muito importante conseguir dormir o suficiente todas as noites (+-8h por noite). 
4. Outras atividades e passatempos: não deixar que, de repente, a vida passe a ser apenas comer, dormir, estudar…. Repetir!  Por exemplo, porque não cozinhar mais vezes para a família?

Estes conselhos pretendem ser de consulta fácil e rápida para ajudar a colmatar algumas dificuldades que podem estar a sentir quanto à manutenção dos hábitos e rotinas de estudo nesta época marcada pelo Covid-19, cabe depois a cada um de nós personalizar e adotar o que fizer mais sentido, tendo em vista o sucesso académico.