sexta-feira, 8 de maio de 2020

8 de maio: o Dia D - 75 anos depois

Comemora-se no dia 8 de maio a vitória das forças aliadas na II Guerra mundial.
A guerra na Europa estava terminada, mas para trás ficavam mais de 60 milhões de mortos, no conflito mais sangrento e traumático da História da humanidade.


Naquele dia 8, terça-feira, assinou-se o primeiro documento de rendição, após a rendição às tropas russas do que restava do exército alemão, em Berlim, no dia anterior. Os responsáveis nazis assinavam o armistício com os aliados ocidentais e no dia seguinte com os Russos.
O final da guerra ter-se-á precipitado quando Adolf Hitler deslocou uma grande parte das tropas alemãs para o Cáucaso, fonte de petróleo da União Soviética. Na célebre batalha de Stalingrado (de setembro de 1942 a fevereiro de 1943), mais de um milhão de soldados alemães morreram e os nazis sofreram um revés de que nunca recuperaram. 
Em março de 1945, os aliados americanos, ingleses, canadianos e franceses cercaram as tropas nazis, enquanto os soviéticos avançaram para Viena. 
No início de abril, as forças de aliados ocidentais finalmente ganhavam terreno em Itália e atravessavam a Alemanha Ocidental, enquanto as forças soviéticas invadiam Berlim.No dia 30, o Reichstag foi capturado, simbolizando a derrota militar de Hitler e do Terceiro Reich.
Neste conjunto de imagens pode ver a europa daqueles dias e como está atualmente:

https://interactive.guim.co.uk/embed/2014/apr/image-opacity-slider-master/index.html?ww2-dday